4 Alimentos característicos da Comida Árabe
A comida árabe é uma das tantas especiarias culinárias que se destaca dentre diversos sabores ao redor do mundo. Sua riqueza de cores, sabores e especiarias certamente alavancou a culinária para o posto de referência gastronômica.
No entanto, muitos dos pratos da gastronomia árabe ainda são repletos de mitos que, ao longo do tempo se perpetuam mais e mais. E não só isso, como qualquer aspecto cultural, com o passar dos anos a mesma se reinventou com as imigrações de árabes ao redor do mundo, como é o caso do Brasil, que contribuiu de forma positiva no requinte das misturas de carnes, verduras e temperos.
Em razão disso, selecionamos alguns alimentos característicos dessa culinária tão rica e saborosa que é a comida árabe, perseverada tanto com famílias tradicionais quanto em um restaurante árabe.
Carnes são referência
A comida árabe é riquíssima em carnes. A maioria dos pratos são provenientes de carne de carneiro, que costuma ser assada ou parte de guisados muito bem temperados. Outras carnes, como de cabrito, peru, galinha e peixe são amplamente utilizados também.
Grãos: constantes na comida árabe
Além disso, a comida árabe conta com uma ampla variedade de grãos, que vão desde arroz, grão-de-bico e trigo a lentilha, ervilhas e favas.
Verduras, legumes e outras especiarias
As especiarias mais comuns de se encontrar na gastronomia árabe são abobrinha, folha de videira, acelga, repolho, pimentão, gengibre, cebola, tomate, noz-moscada, berinjela, cravo da índia, manjericão, hortelã, entre outros. Costumam estarem em conserva, recheados ou não (para legumes), e são muito servidos como entradas e temperos adicionais.
Frutas são essenciais
As frutas costumam ser servidas sem procedimentos culinários, assim como em conserva, secas e até mesmo cristalizadas. São parte importante tanto para sobremesas, quanto para pratos salgados e licores. As mais comuns de se encontrar são uva, figo, ameixa, romã, damasco, amêndoa, pistache, avelã, tâmara, azeitona, goiaba, manga, laranja, banana, abacate e melão.