As tradicionais bebidas Árabes
Café árabe
O aroma do rico e forte café árabe (ou gahwa) segue-o enquanto caminha pelas ruas históricas do Dubai. Um símbolo da hospitalidade árabe, o gahwa é tipicamente temperado com cardamomo, cominho, cravinho e açafrão. Apresentado com esplendor cerimonial, é servido a partir de uma clássica cafeteira árabe – um elegante e ornado recipiente de prata ou ouro, chamado de dallah – e servido em pequenas chávenas sem pegas, chamadas de finjaan.
Normalmente servido ao lado de um prato de tâmaras frescas, beber café árabe com os amigos faz parte dos principais rituais de socialização.
Karak chai
Apesar de o café ser o rei das bebidas na arábia, o chá ganhou imensa popularidade na variante karak chai. Karak é derivado da palavra “kadak”, que significa forte em hindi. Um legado da longa relação cultural e comercial dos EAU com a Índia, esta bebida condimentada e fragrante pode ser desfrutada em qualquer café da cidade.
Se o chá karak não é do seu gosto, batidos adoçados com tâmaras e chá, e outras bebidas inspiradas no chá encontraram o seu lugar nos menus contemporâneos do Dubai. Experimente estes favoritos localizados num dos muitos cafés e casas de chá na cidade.
Jellab e Qamardeen
Uma das muitas coisas pelas quais o Dubai é famoso é o sol e isso significa que muitas bebidas são consumidas frias. Uma bebida árabe tradicional é a jellab, uma mistura de melaço de uva e água de rosas, com coberturas opcionais de pinhões e passas. É uma bebida popular numa noite quente de verão, especialmente durante o Ramadão.
Qamardeen, outra bebida popular durante o Ramadão, é uma bebida espessa de damasco que é feita com pasta de damasco seco. É figurinha fácil na maioria das casas árabes e uma bebida maravilhosa para partilhar com a família e os amigos.
Laban e Ayran
Saudável o suficiente para figurar nos planos de dieta, graças ao seu alto teor proteico, o laban é uma bebida refrigerante, omnipresente na região e fácil de encontrar em qualquer supermercado. Apreciado como é, ou aromatizado com tâmaras batidas, água de rosas, água de flor de laranjeira ou especiarias como açafrão e cardamomo, é uma bebida rica e cremosa. Cafés contemporâneos no Dubai também estão a usá-lo como uma base de sabor de formas criativas, como o a mistura funky de laban e batatas fritas do Freez parlour.
O ayran é outra bebida simples da região, à base de iogurte. Gelado e salgado, o ayran tem um sabor forte e ligeiramente amargo.
Sumos frescos
Embora não seja estritamente uma bebida árabe, a limonada infundida com hortelã fria é um best-seller que também ajuda na digestão e alivia a azia. Após um dia a aquecer ao sol, não há melhor maneira de se refrescar, com “hortelã-limão”, conhecida como uma bebida quotidiana popular para digerir a sua refeição. Outros sumos locais incluem uma bebida feita com uma combinação de tamarindo triturado com água, açúcar e suco de limão. Conhecido como tamar hindi, é perfeitamente doce com um aperitivo picante e era tradicionalmente servido em todo o Levante por vendedores ambulantes.
Sumos frescos de fruta, incluindo melancia, melão, ananás e papaia, também se destacam nos menus dos bares e podem ser misturados com leite de camelo ou laban para criar uma versão local de um batido espesso e cremoso.