Conheça mais da imigração Árabe no Brasil por meio da culinária
A herança cultural dos árabes até chegarem ao Brasil é uma das mais ricas entre todos os povos que imigraram para cá. No final do século 19, os árabes de origem cristã saíram de seus países de origem fugindo da perseguição do Império Otomano, formado por islâmicos. Um grande número desses imigrantes se fixou no continente americano. O Brasil era muito atrativo para este povo pela oferta de terras e de oportunidades.
Conta-se também que muitos desses árabes, em sua maioria saindo do Líbano e da Síria, também atracaram nos portos brasileiros enganados pelas companhias de navegação. Com a promessa de chegarem aos Estados Unidos, os viajantes terminavam na Argentina e no Brasil. Afinal, tudo era América.
Dentro dessa riqueza cultural, o aspecto mais aceito e difundido na sociedade brasileira atual talvez seja a tradição dos árabes na cozinha. Conhecida pelo sabor marcante de suas especiarias e pela variedade de carnes, grãos e nozes, a culinária árabe já conquistou um lugar de respeito no coração de grande parte dos brasileiros, descendentes ou não.
Estima-se que hoje no país mais de 12 milhões de brasileiros possuam ascendência árabe. Seria imprudente dizer que o resto dos 191 milhões também não ficará com água na boca.