Fortes do Qatar – um pedaço da história do país
O Qatar tem muito mais a oferecer do que as pessoas imaginam. Além dos prédios modernosos de West Bay, dos shoppings que são um exemplo de chiquesa e dos museus projetados pelos mais famosos arquitetos o Qatar também tem pontos turísticos regados de história e tradição local.
As fortalezas e palácios históricos do Qatar se destacam na paisagem; eles são um exemplo da riqueza e técnicas de construção antiga e estão espalhadas por todo o país.
Al Zubarah Fort
O maior e mais famoso é o Al Zubarah fort que é um dos exemplos mais bem conservados de uma cidade mercante do Golfo do século XIII e XIXX; e, em 2013 ele foi tombado como patrimônio mundial pela UNESCO.
Fundada por comerciantes do Kuwait a cidade foi destruída em 1811 e abandonada no início de 1900. As areias do deserto protegeram o que sobrou de uma próspera vila, ruas, palácios, mesquitas, casinhas dos pescadores e caçadores de pérolas, canal e paredes duplas de proteção e até cemitério.
As escavações estão no início e só trouxeram a tona uma pequena parte dessa que foi uma cidade agitada de troca que floresceu fora do domínio Otomano, Europeu, Persa e possivelmente deu início ao que hoje são os modernos estados do Golfo.
Barzan Towers
Um pouco mais recente que o Zubarah as Torres Barzan foram construídas no final do século XIXX e no início do século XX elas foram reformadas pelo então Emir do Qatar Sheikh Mohammed bin Jassim Al Thani. As torres em formato de um ” T ” foram construídas primordialmente para funcionar como torre de vigia contra os soldados otomanos.
A palavra barzan, em árabe, significa lugar alto e, por isso, elas eram usadas pelos qataris também para observar as fases da lua principalmente durante o mês sagrado do ramadã. Uma das torres também era a residência do emir que a construiu porém essa fica fechada para visitação já que se trata de propriedade privada.
Esse forte fica localizado na cidade de Umm Saalal Mohammed há 20 km ao norte de Doha, depois de ver as torres você pode passar na loja sueca IKEA, que é bem pertinho, e comer um tradicional prato de purê de batata e almondegas.