Os principais pratos e ingredientes árabes
Como você pode ver, a comida árabe é muito rica em sabores, e as especiarias têm grande peso nisso. Entre as mais utilizadas podemos destacar:
- Cominho: um dos temperos mais comuns, tem sabor bastante forte e, por isso deve ser usado com moderação para não alterar o sabor do prato;
- Cúrcuma: especiaria nativa da Índia, tem cor amarelo-alaranjada, como o açafrão, porém menos perfumada;
- Harissa: concentrado de pimenta-malagueta, com alho e azeite, muito utilizado em todos os pratos da Tunísia. Também é muito apimentada;
- Ras el hanout: seu significado é, literalmente, “o mestre da loja”. Esse tempero é uma mistura de um número infinito e ilimitado de especiarias do Magrebe, que pode incluir: cardamomo, noz-moscada, pimenta-preta, canela, cravo, gengibre, botões de rosa etc.
Com relação aos pratos, existem vários bastante conhecidos — e consumidos — por nós, brasileiros. Olhe só!
Quibe
Entre os mais apreciados por nós, o quibe é uma mistura de trigo, carne moída e temperos. Servido com limão para realçar seu sabor, esse prato pode ser preparado frito ou assado.
Esfirra
Outra que não pode faltar, especialmente em festas, a esfirra tem sua versão aberta ou fechada, além de uma infinidade de sabores.
Tabule
De origem libanesa, o tabule é uma espécie de salada preparada com o mesmo trigo utilizado para o quibe, acrescida de tomate, cebola, hortelã, limão e outros temperos.
Homus
Pasta preparada com grão-de-bico, gergelim, azeite e alho, é uma opção perfeita para servir com petisco ou como entrada.
Doces
E não podíamos deixar de falar dos doces. Afinal, toda boa refeição pede uma sobremesa à altura, concorda?
Os doces na culinária árabe são, em sua maioria, preparados com mel, nozes e frutas secas, e ainda podem levar um toque de essências florais. Bem mais açucarados que nossos doces, mesmo assim, caíram no gosto dos brasileiros e são muito consumidos, tais como os famosos Ninho e a torta Baklava.