Origem do charuto
Existem controvérsias sobre a origem do Charuto de Repolho. O prato pode ter sido criado na Europa Oriental ou no Oriente Médio, mas chegou ao Brasil através da imigração árabe.
Em árabe, a palavra yabrak significa folha. Esse mesmo nome também é usado para se referir ao charuto feito de folhas de uva, normalmente recheado com arroz e carne.
Eles são muito consumidos em todo o mediterrâneo, da Grécia ao Egito, passando pela Turquia e Síria. Em cada uma dessas regiões, diferentes nomes são usados para o mesmo prato. Em árabe, geralmente são chamadas de maḥshī waraq ‘inab (folhas de uva recheadas).
Cada lugar tem uma maneira de temperar e preparar os charutos. Há quem cozinhe em caldo, no forno, com água salgada, com limão, com hortelã, com aparas de carne, uvas-passa, nozes, castanhas entre outros.
A verdade é que é uma preparação razoavelmente trabalhosa, mas não exige nenhum ingrediente fora do comum para nós e tampouco um domínio gastronômico. Esse é o tipo de prato que você pode comer quente ou frio e também se precisar requentar, acredite se quiser, ele fica ainda mais gostoso, o sabor fica bem mais apurado.